Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

22 de janeiro de 2013

Risoto de camarão (à moda de segunda-feira)

...porque hoje estamos só em 3.
Faço questão de deixar os ingredientes do que vou cozinhar cortados com antecedência, embora risoto deve ser preparado na hora. Na véspera deixei uma cebola picada, meio pimentão cortado em pedacinhos, cheiro verde,  camarão temperado com sal e limão, suficientes para 3 pessoas (3 moças de fino trato que comem pouco) e dois tomates para serem cortados na hora. As folhas das verduras lavadas, bem escorridas e fechadas na geladeira. Veja a receita do risoto nesse post AQUI

Mas o que eu faço mesmo questão é de usar, na cozinha e na mesa, tudo o que costuro e ensino nas aulas, como esses paninhos aqui:
E estes 
E a toalhinha na bandeja quando sirvo o café. 
Eu fiz o risoto assim (sempre do meu jeito):

Na panela derreti uma colher (sopa) de manteiga, acrescentei 1 xícara (café) azeite, dourei a cebola e fui dourando os camarões aos poucos e deixando à parte. Com o que sobrou de caldo na panela, refoguei o arroz para risoto (usei 2 xícaras de chá). Juntei tudo o que estava picado, mexi e fui acrescentando água fervente (o dobro das xícaras de arroz) e provando o sal, mexendo sempre. Quando estava quase no ponto, adicionei os camarões, mexi algumas vezes para que o risoto ficasse bem molhadinho. Na última mexida adicionei o cheiro verde, mexi e transferi para a travessa acrescentado as folhas que já estavam lavadas na geladeira.

E quando alguém me convida, separo alguma costurinha para a anfitriã e ajeito numa bela caixa ou saco...
...porque chegar de mão abanando é feio, acho chato!

6 comentários:

  1. Lindos os paninhos, pena que não moro perto de você para lhe convidar para um chá e ganhar um presente.
    A receita parece ser deliciosa!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Lindas suas costuras!
    Pena que moramos longe, senão com certeza iria fazer aulas com você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei o blog muito fofo estou seguindo poderia segui o meu BjOs!!!
    http://artedecostura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Esse rizzoto é a tua cara. Fino e elegante. Tudo organizado, tudo pré-preparado tudo bem apresentado como só Dona Helena sabe!
    O decor, nem se fala! Um luxo!
    Mas que os olhos também comem, isso é verdade.
    Beijo, querida

    ResponderExcluir
  5. O seus trabalhos sao maravilhosos, estou começando agora , visita meu blog .

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Tudo que você faz é com carinho e amor.

    Comida caseira gostosa e bem cheirosa além de jogos americanos, dos guardanapos feitos pela mãe, a louça florida convida para um almoço (ou jantar) agradável com boa conversa, companhia amiga, o vinho ou a água, o cafézinho passado a pouco tempo...Ah! Isso tudo é muito bom!!!

    :-D

    Bjs

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com