Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

17 de outubro de 2016

Ponto cheio em acabamentos...

... de guardanapos, de jogos americanos, de toalhas...

Quando mostro aqui, ou no FB, fotos desse acabamento, muita gente me manda e-mail pedindo explicações. Então fiz um passo a passo apenas do ponto. O Canto mitrado ensino nas aulas de costuras em Belo Horizonte. E se você não é aluna e já sabe costurar alguma coisa, venha que lhe ensino em  uma aula extra - geralmente às sextas-feiras pela manhã ou sábado pela manhã. 

Depois de pronto o guardanapo, já com as barras dobradas. Sim, eu dobro tudo primeiro, num método diferente onde uso um gabarito que eu mesma criei para facilitar. Fácil, fácil.

Em sua máquina de costura encontre a posição do ponto cheio. Na Janome é aqui, ó:
Pelo lado avesso do trabalho, posicione o pé calcador dessa forma. Observe que a dobra da barra está bem rente ao meio do pé. A agulha está mais para a esquerda, pois coloquei no ponto zig-zag, não muito grande, não muito pequeno.
 Ao costurar, a agulha vai de um lado e de outro. Procure manter uma velocidade uniforme, pois se correr demais o ponto tende a ficar espaçado, mas se for muito devagar ele vai ficar muito junto, embolado, um em cima do outro. Faça um teste primeiro num pequeno retalho. 

Eu faço primeiro em todo o avesso, Depois faço novamente do lado direito para que os pontos fiquem bem preenchidos, assim:
Aqui usei um linho, que é o ideal, ou um tecido mais grosso. Se fizer num tecido fino não vai ficar bom, ficará meio enrugado, repuxando. 

Fica bonito usar uma linha de outra cor. ou da mesma em tom mais forte ou mais claro.
E eu não sou uma fofa por vir aqui ensinar essas lindezas para quem eu nem nunca vi na vida? E ainda tem gente que diz que sou egoísta por reter conhecimentos. Poxa, esse é o meu ganha-pão.Hum... tô pensando ir lá na Coca-Cola pedir a fórmula da bebida. O que acham?


10 comentários:

  1. Há pessoas que não fazem nada na vida e querem tudo de mão beijada. Obrigada pelo ensinamento.

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena, sou de Jacarei SP acompanho vc a tempos pq gosto muito de costurar e adoro os seus trabalhos...parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Teresa, saudade do Vale Paraibano. Morei por 5 anos em SJCampos. Saudades daí!!
      Beijos

      Excluir
  3. Boa tarde! Saudades de vc! Ainda bem que a minha máquina é igual a sua, aprendo tanta coisa. Obrigada, beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena, sou a Claudia de Cataguases ,MG passando por seu blog não pude deixar de comentar e agradecer por sua aula. Realmente você é uma linda mesmo em passar essa dica valiosa. Deus te abençoe a cada dia por repartir conosco suas costurices. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, você é uma lady!!! Deixar seu agradecimento é um ato nobre, sabia? Beijos

      Excluir
  5. Eu só sei que me encanto com seu trabalho, se morasse perto já era ou teria sido sua aluna.

    ResponderExcluir
  6. Nessa hora, bem tarde,e eu aqui olhando seus trabalhos maravilhosos... tão bom ter tido insônia hoje; só assim pude conhecer alguém tão especial que faz a diferença na vida das pessoas.Muita delicadeza da sua parte,ensinar com tanto amor e carinho,e ainda com direito à poesia! Pena eu morar tão longe, aqui no Nordeste, em Fortaleza- Ce.Obrigada de coração por partilhar seus conhecimentos.Que Deus lhe abençoe e conceda vida longa com muita saúde. Sucesso sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Adoro seus trabalhos.....parabéns!!!!!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com